Material Didático

Material didático e extensão

Este livro de atividades, denominado EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO(S), é resultado das iniciativas de extensão universitária vinculadas ao projeto “Transformações do Ativismo no Brasil: Junho de 2013 em Perspectiva Comparada” financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no âmbito do Edital “Memórias Brasileiras – Conflitos Sociais”.

Apresentamos ferramentas para profissionais da educação que busquem trabalhar a temática dos movimentos sociais em encontros pedagógicos. Em seu desenvolvimento, estabelecemos como público-alvo discentes e docentes do componente curricular Sociologia no Ensino Médio. Esperamos que as aplicações deste material superem este público, abrangendo eventualmente disciplinas introdutórias de cursos de graduação e espaços de formação de ou sobre movimentos sociais.

Objetivo Geral

A partir do ciclo de protestos de Junho de 2013 no Brasil, e de outras experiências de mobilização coletiva, apresentar elementos do debate contemporâneo sobre movimentos sociais que auxiliem a:

  • a) problematizar concepções naturalizadas sobre mobilização coletiva;
  • b) compreender as dinâmicas dos movimentos sociais e dos confrontos políticos;
  • c) embasar um posicionamento reflexivo e autônomo sobre conflitos sociais e protestos no Brasil contemporâneo.

Este material didático está dividido da seguinte forma: primeiro, apresentamos os principais pressupostos teóricos e conceituais que deram embasamento à sua formulação; a seguir, os pressupostos pedagógicos que orientaram seu desenvolvimento. Por fim, divididas em módulos temáticos, estão descritas as ferramentas didáticas para atingir o objetivo geral: as situações didáticas. Por meio delas, fornecemos um repertório de atividades que buscam estimular o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao estudo dos movimentos sociais através de dinâmicas interativas, participativas e interdisciplinares.